Distúrbios Menstruais e Hormonais

Cuidado especializado para irregularidades menstruais e equilíbrio hormonal com acompanhamento médico.
Distúrbios Menstruais

Controle distúrbios menstruais e hormonais para mais bem-estar

Os distúrbios menstruais e hormonais afetam muitas mulheres em diferentes fases da vida, provocando alterações no ciclo menstrual, mudanças no humor e até dificuldades para engravidar. 

Distúrbios menstruais

Os distúrbios menstruais são alterações na duração, intensidade ou frequência da menstruação. Eles podem ter diversas causas, desde fatores hormonais até doenças ginecológicas benignas. Identificar o tipo de alteração é o primeiro passo para um tratamento eficaz. Entre as principais manifestações estão:

  • sangramento uterino anormal: quando o fluxo é muito intenso, prolongado ou ocorre fora do período esperado;
  • hemorragia uterina: sangramento abundante que pode causar anemia e fadiga
  • sangramento menstrual irregular: variações no intervalo entre as menstruações, que podem ser imprevisíveis;
  • sangramento pós-menopausa: qualquer sangramento nesta fase da vida deve ser investigado;
  • oligomenorreia: ciclos menstruais muito espaçados, com intervalos superiores a 35 dias.

Alterações hormonais femininas

As alterações hormonais femininas estão entre as principais responsáveis por incômodos como irregularidades menstruais, ganho de peso, acne, queda de cabelo e infertilidade. 

Os hormônios estrogênio, progesterona, testosterona, prolactina e hormônios tireoidianos podem revelar alterações no funcionamento normal do corpo. As condições mais comuns incluem:

  • hiperandrogenismo: excesso de hormônios androgênicos, que pode causar acne, aumento de pelos e irregularidade menstrual;
  • hiperprolactinemia: elevação da prolactina, hormônio que estimula a produção de leite, pode causar ausência de menstruação e infertilidade;
  • hipotireoidismo: a baixa produção de hormônios da tireoide afeta o metabolismo e o equilíbrio do ciclo menstrual, podendo causar cansaço e ganho de peso.

O diagnóstico dessas alterações hormonais é feito por meio de exames de sangue e avaliação clínica detalhada. O tratamento varia conforme a causa, podendo envolver reposição hormonal, anticoncepcionais, medicamentos específicos e mudanças no estilo de vida. Assim, o olhar atento do profissional é imprescindível para um acompanhamento integrado.

Insuficiência ovariana prematura 

A insuficiência ovariana prematura ocorre quando a função dos ovários é interrompida antes dos 40 anos. Se ocorrer entre 40 e 45 anos, é chamada de menopausa precoce. A condição  tem como causas fatores genéticos, doenças autoimunes e tratamentos como quimioterapia. A idade da menopausa da mãe também é fator preditor, devendo ser informada na consulta.

Entre os principais sintomas estão ondas de calor, suores noturnos, irritabilidade, secura vaginal e ausência de menstruação. Ainda assim, muitas vezes, apresenta-se somente com a irregularidade menstrual. 

A insuficiência ovariana prematura leva à infertilidade, mas isso não significa que a mulher não possa engravidar. A reprodução assistida é uma alternativa viável para quem deseja viver esse sonho.

Durante o climatério, fase de transição da fase reprodutiva para a menopausa, também é comum necessitar de suporte para a reprodução.

Cuide-se com uma especialista

Alterações no ciclo menstrual, sangramento uterino anormal ou sintomas de insuficiência ovariana prematura merecem atenção. 

E você merece o máximo cuidado. Com a Dra. Taiane Andrade, você encontra um atendimento completo e individualizado para diagnosticar e tratar distúrbios menstruais e hormonais, com uma abordagem humanizada e focada no seu bem-estar e na sua saúde reprodutiva.

Agende sua consulta e descubra como é possível recuperar o equilíbrio do seu corpo e viver com mais saúde, conforto e confiança.

Dê o primeiro passo para realizar seu sonho

Agende uma consulta com a Dra. Taiane Andrade e conheça os tratamentos de fertilidade disponíveis em Ipanema.